Suplementos dietéticos

Para qué sirvem os suplementos dietéticos?

Certamente, já se perguntou o que são os suplementos dietéticos, como funcionam e se realmente ajudam. Nós contamos neste artigo alguns tipos diferentes e suas propriedades.

Para que sirvem os suplementos alimentícios ?

É importante notar que os suplementos alimentícios são utilizados para complementar uma dieta, nunca podem ser substituto de um alimento.

Os suplementos alimentícios podem complementar uma dieta em que há um déficit, mas nunca podem substituir uma dieta saudável.

Os alimentos naturais são muito complexos, têm multidão de vitaminas e minerais, fibra, fitoquímicos, nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e tuda uma serie de substâncias nutritivas que, actualmente, não podem ser substituídos por nenhum composto criado por o homem.

Multivitaminas

Uma multivitamina com minerais diária tem-se considerado sempre uma contribuição nutricional necessária para cobrir os déficits alimentares. Especialmente se estiver em uma dieta.

Não há nada de errado em tomar vitaminas uma vez por dia, desde que escolha aquela que combina com a sua idade e sexo. Mas melhor do que as vitaminas, é melhor tomas uma dieta saudável e variada.

Suplementos energéticos

São ideais quando estamos com pouca energia. Às vezes, quando o estress é muito forte ou existem defidiências nutricionais, pode-se gerar um desequilíbrio hormonal o que implica um desequilíbrio metabólico.

As conseqüências são fraqueza e falta de energia. Dependendo da sua situação, um ou vários suplementos minerais junto a um suplemento revigorante, pode ser necessário para restaurar teu equilíbrio e renovar tua energia.

Suplementos nutricionais para atletas

Esta categoria inclui suplementos para melhorar o desempenho atlético e os suplementos específicos para perder peso. Entre eles estão os ácidos da creatina, as proteínas, os aminoácidos e os queimadores de gordura.

Estes productos proporcionam um efeito a longo prazo, sutil e gradual. Há muitas modalidades : batidos, pós, bebidas energéticas, barras e géis. Estão especialmente indicados depois de fazer desporto porque são muito bons para a recuperação das células estaminais.

A creatina é uns dos suplementos mais populares, apoiado por mais de 100 estudos que demonstram que ajuda na recuperação das células musculares dos atletas que fazem desportos de alta intensidade como corridas de velocidade ou levantamento de peso.

Os estimulantes para aumentar o desempenho são muito comuns neste tipo de suplementos. A cafeína tem demonstrado ser um bon melhorador do desempenho, mas deven ser parte de uma dieta saudável e uma rotina de fitness.

Suplementos dietéticos para a dor das articulações

As pessoas com dor nas articulações deven tomar glucosamina e condroitina. São suplementos eficazes na diminuição da dor junto com analgésicos.

Suplementos alimenticios de Omega 3

Estes suplementos têm ácidos gordos omega-3, pelo que são protectores do coração.

Os alimentos como o azeite de oliva, a soja, a linhaça, as nozes e algas marinhas são também ricos em ácidos gordos omega-3.