Suplementos dietéticos

Conselhos para que os suplementos alimentícios sejam mais efetivos

Em muitas ocasiões, os suplementos são necessários para cobrir algumas faltas alimentícias que temos e mediante as quais o organismo não recebe todos os nutrientes que precisa. Apesar de tudo, nem sempre sabemos como usar os suplementos da maneira mais adequada, por isso, e para melhorar isto, vamos dar algumas dicas para saber como usar os suplementos alimetícios.

Primeiro de tudo devemos ter muito claro que um suplemento não é algo que devemos tomar porque sim, se não que deve ser porque o prganismo realmente o precisa e fomos prescritos porque ou em nossa dieta esse nutriente está faltando, ou por causa do nosso ritmo de vida precisamos dosis extras desse nutriente. Mas não só é suficente tomar o suplemento, se não que temos de adaptar nossos hábitos para que sua ingesta seja efectiva.

Um suplemento é uma quantidade concentrada de um determinado nutriente, por isso é aconselhável distribuir as dosis ao longo do dia para que o corpo receba constantemente essa substância e possa processá.la muito melhor. Para isso distribuímos as dosis ao longo do dia entre as refreições principais. À hora de tomar um suplemento ou outro há que respeitar uns momentos específicos para a ingestão. Por exemplo, alguns como a cartilagem de tubarão ou os aminoácidos devem ser ingeridos duas horas antes ou depois da refreição. As fibras, as algas como a espirulina… devem-se tomar meia hora antes da refreição para que seu efeito saciante seja notado… Devemos ter consciencia de estes tempos, que por norma geral são marcados pelo fabricante.

Alguns suplementos devem ser complementados com outros para produzir o efeito desejado. Por exemplo, se estamos a tomar ferro porque o precisamos é necessário que tomemos vitamina C, já que nos ajudará a assimilar muito melhor o ferro. À hora de tomar cálcio devemos tambñem manter bons níveis de vitamina A, magnésio, fósforo ou boro entre outros, já que o organismo sozinho não sempre pode assimilar todos os nutrientes que chegam, se não que há muitos que são complementares entre eles e devem estar presentes na alimentação.

Uma coisa que também devemos ter em conta é que suplementos como vitaminas lipossolúveis como D, E, A ou K devem ser tomadas com alimentos gordos para que o organismo as assimile, assim como estar ao sol pelo menos dez minutos ao dia para a correcta assimilação de vitaminas como a vitamina D. É necessário que tenhamos isto en conta se queremos conseguir que os suplementos sejam o mais efectivo possível.