Produtos naturaisVida saudável

Hábitos de vida saudáveis: Chaves para o envelhecimento saudável

Os cuidados preventivos podem levar a uma pessoa até os 90 anos com um sistema cardiovascular funcionando muito bem. No entanto, estes cuidados não podem eliminar por completo todos os problemas associados ao avanço da idade, como a dificuldade de locomoção, a perda de memoria e a fadiga. A tecnologia dos exames e a melhoria dos medicamentos são dois recursos muito capazes para manter uma pessoa viva muito mais tempo, mas até agora não tem sido possível desenvolver mecanismos que sejam capazes de proporcionar qualidade de vida aos pacientes idosos. Nossas dicas para alcançar a longevidade e a qualidade de vida baseiam-se na adoção de estilos de vida saudáveis:

  • Tente fazer cinco refreições por dia. Três refreições principais, pequeno almoço, almoço e jantar, e dois lanches, um no meio da manhã e outro no meio da tarde.
  • O número total de calorias de uma mulher média deve ser de 1200 e de um homem de 1500, nunca superior a 400 calorias em uma única refreição. As proteínas e os hidratos de carbono têm 4 calorias por grama e as gorduras 9 calorias por grama. Cada refreição principal deve ter um equilibrio adequado de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, o que nos permite não ter fome durante as quatro as seis horas posteriores à ingestão. Isto é conseguido aproximando a ingestão de proteínas e carboidratos em cada refreição.
  • Evitar pão, massas, arroz e batatas, assim como bolos como fonte de carboidratos, e substituí-lo por legumes e frutas. Estas últimas em menor quantidade.

  • As principais fontes de proteínas são os peixes, carnes, fiambres, frango, perú, soja, ovos e produtos lácteos.
  • Como fonte de gorduras, as principais são o azeite virgem extra e os ácidos gordos Omega 3, EPA e DHA.
  • Também é aconselhável fazer exercício físico moderado (aeróbico) como caminhada rápida, bicicleta, remo, etc., e de força (anaeróbico) como utilizar repetições com pesas e exercícios de velocidade.
  • É conveniente diminuir os radicais livres. Estes se originam especialmente quando há uma grande ingestão de alimentos em uma única refreição.
  • Evitar quanto seja possível o estresse crônico, já que produz um aumento de glicose e de insulina em sangue, e o excesso de insulina aumenta de peso e altera o sistema imunitário. Para reduzir o estresse, é conveniente fazer exercícios de meditação e distrair-se com hobbies, música e outras atividades recreativas.